A primeira exposição do Ocupe.Arte aconteceu em Janeiro de 2017, em um imóvel, que na época estava vago, cedido pela Aguazul Piscinas. Contando com a participação de 24 artistas locais, com baixo orçamento, a exposição foi montada em menos de 15 dias.
A abertura ocorreu no dia 12 de janeiro com enorme público presente, como poucas vezes se viu na cidade. Nas duas semanas seguintes a exposição continuou sendo um sucesso, com grande cobertura da imprensa e várias atividades extras, como uma mesa redonda com a presença de jornalistas da cidade discutindo o papel da imprensa local na divulgação da cultura na cidade, bate-papos com artistas, apresentações musicais, etc.
Idealizada inicialmente como uma exposição para criticar e chamar atenção do poder público pelo desinteresse em relação às artes visuais e pela falta de espaços expositivos na cidade, a exposição gerou outros frutos e, após seu fim, deu início a consolidação do projeto Ocupe.Arte como principal movimento artístico surgido na cidade em mais de uma década.
Participaram da exposição os artistas: Adriana Pupo (pintura), Alan Albertino (desenho), Amanda Barroso (desenho), Ana Massara (pintura), Anderson Vicentini (pintura), Catuí (escultura), Chris Day (fotografia), Eliete Tordin (pintura), Fábio Vieira (pintura), Filiage (instalação), Genivaldo Amorim (instalação), Guilherme Barella (fotografia), Giovana Mastromauro (vídeoarte), Helena Giestas (fotografia), Jerci Maccari (pintura), Kriss Barbarini (instalação), Lícia Chaves (objeto), Marcel Pazinatto (fotografia), Marcos Guimarães (pintura), Marcos Parodi (fotografia), Renato Castro (escultura), Rodrigo Soares (desenho), Tomás Cajueiro (fotografia), Vinicius Visentini (ilustração).