Canteiro de Obras

Título: ‘Canteiro de Obras’ catálogo da exposição.

A exposição ‘Canteiro de Obras’, do artista plástico e arquiteto Claudio Tozzi, é sobretudo uma aula com um dos principais nomes do movimento vanguardista chamado “novo realismo”, conhecido também como pop-art, na década de 1960. O catálogo é não só essa aula, mas também uma deliciosa viagem sobre a carreira do artistas. As obras são ricas em elementos visuais e variação de cores, que representam a principal aposta dos adeptos desse movimento.

Uma excursão cronológica pela obra do artista plástico e arquiteto Cláudio Tozzi. Ele revela, por exemplo, em seu processo metódico e objetivo, a utilização de ícones visuais – parafusos, escadas, fragmentos de objetos, espaços urbanos etc – e ao mesmo tempo os desconstrói, captando seus aspectos essenciais, revelando-se, dessa forma, artista de elevado rigor formal, cuja obra transita por ver tentes construtivas e conceituais.

 
Tozzi nasceu em 1944, em São Paulo, e iniciou as atividade como artista plástico em 1963, a partir de uma obra gráfica. Logo no início, ganha o concurso para o cartaz do XI Salão Paulista de Arte Moderna. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo em 1968, freqüentou o velho prédio da FAU, na Vila Penteado, um casarão de estilo art-nouveau na rua Maranhão, onde ficavam os cursos de formação em Arquitetura.

 

Em suma, o catálogo, disponivel em nossa biblioteca, além de várias obras do artistas, conta com entrevistas e textos sobre esse importante movimento da arte brasileira.
 

Uma produção do SESC, que girou por diferentes unidades da instituição pelo estado de São Paulo. 

 

Autor/es: Fábio Magalhães  (Coordenador)

Ano: –

Língua: Português

 Clique aqui para baixar a versão completa do livro.

Veja mais livros de arte e cultura na nosso biblioteca!

Junte-se a nós na construção de uma nova cultura para Valinhos.